4 Dicas do que não deve faltar em uma dieta saudável para emagrecer

Meninas sejam bem vindas ao nosso mundinho saudável. Juro que cada vez que sento para escrever no blog, fico imensamente feliz de ver que várias mulheres estão conseguindo chegar ao peso e conquistando o corpo que tanto sonhavam somente lendo nossos conteúdos gratuitos.

Vou contar uma história rapidinha… Posso?

Uma vez um coach me perguntou qual trabalho eu faria de graça? No momento não soube responder, mas passou o tempo, e numa certa madrugada estava sem sono e comecei a escrever no blog sobre a influência do sono sobre o emagrecimento, quando terminei de escrever fiquei com uma sensação de extrema felicidade, pois mesmo sem receber valor nenhum por aquilo, eu estava me sentindo muito recompensada, então soube que era aquilo que eu queria fazer para o resto da vida!

De lá pra cá, nunca mais parei, e nesse artigo irei falar um pouquinho de uma deita saudável para emagrecer, mas pelo amor de deus, não estarei dando consultoria, nem fazendo papel de nutricionista, por isso meninas nutrissss não me mandem e-mail brigando.

Estou simplesmente quero agregar conteúdo sólidos para nossas leitoras. Se você tem algum ponto que não concorda comigo me envie comentários, vou adorar crescer em conhecimento estando ao seu lado.

Então vamos lá, nesse artigo você vai aprender:

  • Como emagrecer saudável
  • Quantas refeições devo fazer diariamente
  • Quais alimentos devem estar em uma refeição
  • Alguns truques para facilitar o seu emagrecimento saudável

Dieta saudável para emagrecer: Por onde começar 

Dieta Saudável Para Emagrecer
Dieta Saudável Para Emagrecer

Em primeiro lugar, temos de ter consciência que existem comidas saudáveis e comidas não saudáveis, alimentos com calorias vazias e alimentos que, embora tenham o índice ou carga glicêmica mais alta, podem sim estar dentro da nossa alimentação, logo por esse entendimento vai depender de muitos fatores, como: psicológicos, hormonais, alérgicos entre outros.

Então, sempre que pensar em emagrecer de forma saudável nenhum extremismo funciona, e particularmente, eu também não acredito que dietas como a dos pontos, cetogênicas, Atkins sejam a mais correta a se seguir.

O que eu indico sempre é, você tem que ter em mente que você vai precisar de MACRO e MICRO nutrientes (vou explicar mais no próximo tópico) e eles devem ser divididos na sua alimentação diária. Mas vamos com calma para que você possa entender as coisas melhores.

Grupos alimentares: Você precisa entender como funciona

Provavelmente você já deve ter lido algum artigo meu falando a respeito dos grupos alimentares o e como ele age no organismo, mas preciso fazer um breve resumo pra entenderes o tópico seguinte:

Carboidratos

  • Pães
  • Massas
  • Arroz
  • Aveia 

Estes tem como principal função fornecer energia para os músculos e cérebro, assim eles são de extrema importância dentro de uma rotina alimentar, logo não adianta crucifica-los e corta-los logo de cara se você busca o emagrecimento. É importante entender que em certos momentos eles não tem tanta importância, mas que você necessita dos mesmos na sua dieta saudável para emagrecer.

Proteínas

  • Ovos
  • Carnes
  • Alguns legumes
  • Whey protein

Já estes tem como principal função formar nossa massa muscular, além de melhorar pele, unhas e órgãos internos. A galera que vive na academia, sabe que ela é a rainha dos macro nutrientes em uma dieta saudável para emagrecer, porém somente ela não trará o corpo que você deseja. Saber utiliza-las em certos momentos com algumas estratégias auxiliará sim no processo de emagrecimento.

Gorduras

  • Óleo de coco
  • Azeite de oliva
  • Castanhas

Principal função: fornecer energia para nosso cérebro e sinalizar alguns neurotransmissores dentro do organizamos que facilitariam nosso processo de ganho de massa muscular. Essa é literalmente demonizada e poucas pessoas entendem a importância de se ter na dieta esses tipos de alimento. Ainda tem pessoas que acreditam que estes tipos de gorduras induzem o colesterol alto (vou escrever um artigo sobre este tema) e assim não utilizam elas na alimentação.

Fibras, vitaminas e minerais

  • Verduras
  • Leguminosas
  • Frutas

Auxilia no funcionamento do intestino, gera melhora da saciedade alimentar, melhora da qualidade da pele, melhora do funcionamento de órgãos internos, dentre outras funções. Aqui também há um grande erro por parte das pessoas, a maioria não ingere estes alimentos e assim perdem e dificultam o funcionamento do nosso organismo. Esquecem que nosso corpo é uma máquina perfeita que precisa de certos alimentos para continuar trabalhando de maneira correta.

Após você entender sobre esses alimentos e observar que você necessita sim ter eles em sua dieta vamos para o passo dois:

Quantas refeições e quais alimentos consumir?

Quantas refeições e quais alimentos consumir?
Quantas refeições e quais alimentos consumir?

A área da saúde cresceu muito na última década no quesito ciência, e isso se dá pelo excesso de informação que temos hoje, concorda ou não?

E assim como isso pode ser benéfico, também pode ser um tiro no pé, pois ao colocarmos no google essa pergunta que faz título ao post, tenho certeza que milhares de artigos serão encontrados,  e ai fica a questão: Em quem confiar?

Como acreditar somente em uma linha, se encontramos os maiores doutores e estudiosos da atualidade contrapondo sobre assuntos.

É por isso que após estudar muito, mas muito mesmo, analisar artigos e testar primeiro comigo depois com muitas de minha clientes cheguei ao maior veredito de todos:

Devemos respeitar nossa individualidade biológica.

Vou explicar melhor, por meio de duas linhas de pensamento:

A primeira diz respeito a se alimentar de 3 em 3 horas e com isso manter os níveis hormonais (gh, testosterona e insulina) regulado.

Com isso, durante todo o dia, você conseguirá manter seu metabolismo acelerado, logo seu processo de emagrecimento seria mais fácil. Um outro ponto positivo é que, ao se alimentar a cada 3 horas, trabalharíamos seu cérebro pra não ter vontade de ingerir alimentos mais calóricos, assim mantendo sua dieta saudável para emagrecer regulada e organizada por um tempo maior.

Já a segunda linha confere a manter sua balança energética em equilibro.

Explicando em miúdos, se você se alimentar de 3 em 3 horas ou se alimentar somente 3x ao dia não mudaria nada no aspecto fisiológico, sendo que o importante seria você chegar ao final do dia com o nível de macro e micro nutrientes equilibrados com o tanto de energia que você gastou durante o seu dia.

Um mito que acabou descreve a respeito desse ponto, muitas pessoas e nutricionistas cansavam de falar que ao se você não se alimentasse de 3 em 3 horas seu metabolismo ficaria mais lento, com isso fazendo com que você tivesse maior dificuldade de emagrecer. Mas hoje a ciência está ao nosso lado e sabemos que é provável que não seja verdade.

Quer saber meu ponto de vista sobre ambas as linhas de pensamento: TESTE! 

Somente você e seu organismo podem provar e mostrar o que é certo e errado dentro de uma dieta nutritiva.

Quais alimentos devo ter na dieta?

Se você visa uma dieta saudável para emagrecer, é um consenso que você diminuir o uso do carboidrato e alimentar o uso da proteína e gorduras boas.

Procure manter um nível de carboidratos “bons” principalmente antes e depois do seu treinamento, deixando para o restante das refeições alimentos com maior nível de proteínas, gorduras e fibras.

Hoje a quantidade de alimentos de refeições que você pode fazer com esses alimentos que possuem baixos níveis de carboidratos são imensos, logo a desculpa que você enjoa rápido de certos alimentos não funciona mais.

Alguns truques para poder emagrecer com saúde

ALGUNS TRUQUES PRA FACILITAR O EMAGRECIMENTO RÁPIDO E SAUDAVELMENTE.
ALGUNS TRUQUES PRA FACILITAR O EMAGRECIMENTO RÁPIDO E SAUDAVELMENTE.

Esse é um tópico que foi construído ao longo de uma carreira de mais de 20 anos de profissão, então tenha plena certeza que isso funciona sim!

Hoje a maioria dessas estratégias para aplicar em uma dieta saudável para emagrecer, é usada e explicada pela ciência, mas 10, 15 anos atrás quando tínhamos que aprender errando nada se sabia sobre isso, e somente através de entender e estudar muito, bioquímica, biologia, fisiologia é que íamos construindo uma linha de pensamento que facilitasse a vida de nossas alunas.

Então vamos lá!

Estratégia 1

Necessitamos do carboidrato como fonte de energia não somente para o cérebro, mas para o músculo também. É consenso que fazer exercício físico com maior intensidade induz uma maior emagrecimento quando comparado com exercícios com menores intensidades.

Assim, carboidratos pré-treinos são excelentes alimentos para você ingerir antes de praticar exercício físico. E após o treinamento você deve ingerir carboidratos + proteínas afim de auxiliar na chamada síntese proteica, que é o nosso corpo se restaurando do processo de micro lesões que causamos nele.

Esse processo de síntese proteica terá duração de 24 podendo chegar a 96 horas, logo, O SEU EMAGRECIMENTO NÃO OCORRE QUANDO VOCÊ ESTIVER TREINANDO, e sim durante o restante do seu dia, ou seja, procure não ingerir carboidratos de índice glicêmico alto como massas, pães e doces.

Estratégia 2 

Usar gorduras com até 4 horas pré-treinamento.

Essa foi uma excelente estratégia pró emagrecimento descoberto nos últimos anos. A ciência comprovou que pessoas que usavam castanhas com até 4 horas pré treinamento teriam uma maior facilidade para emagrecer quando comparado a pessoas que não ingeriam gordura nesse horário.

Mas antes que você me pergunta, Ok Valeska e o meu treino de manhã?

Lóooogico que vai não vai precisar acordar de madrugada para comer castanhas, mas uma estratégia que pode ser usada é você ingeri-las na sua ceia, acompanhada com proteínas de absorção mais lenta como a caseína ou até o leite (mas esse é um artigo pra outro momento.)

Gente de coração espero que vocês tenham gostado, esse artigo poderia ter mais 4 páginas com dicas, mas como provavelmente vocês não iriam ler acabo por aqui e continuo semana que vem.

Não se esqueçam de compartilhar com as amigas este artigo e também mostrar como elas podem criar uma dieta saudável para emagrecer, ok?

Beijo, Valeska 

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.