Dieta Para Quem Amamenta. Descubra os 2 Principais Erros

emagrecer depois da gravidezExiste grandes chances de você estar cometendo esses erros: Sentindo-se frustrada por não estar fazendo dieta para voltar ao corpo que tinha antes da gestação.

Existem certos cuidados na dieta para quem amamenta.

Com uma preocupação enorme por não saber se está correta sua alimentação nessa época tão importante e se martirizando por imaginar como você ficará após a amamentação.

Se você observou-se e viu em você tudo que foi escrito até aqui, te convido a ler este artigo até o final, pois ele servirá de guia na sua gestação daqui pra frente, te ajudando a fazer as alimentações certas para sentir-se tranquila afim de voltar ao corpo que tinha antes, sem que seu filho sofra com dietas restritivas e outras bobagens.

 

Continue lendo este artigo até o final para saber:

 

  • Como deve ser a dieta para quem amamenta?

 

  • Posso praticar exercício físico enquanto amamento?

dieta para quem amamenta

 

Como Deve Ser a Dieta Para Quem Amamenta?

Inicio este artigo citando que não sou nutricionista e em momento algum tenho por objetivo passar receitar, medicamentos ou afins. Sou Educadora Física, Coach e possuo mais de 10.000 horas de treinamento personalizado.

Estudo nutrição, exercício físico e desenvolvimento humano minha vida toda e tudo que falarei nas linhas a seguir é baseado em literatura cientifica e comprovado através de testes e artigos.

Essa pergunta “como deve ser minha dieta quando amamento?” é algo que escutei minha vida profissional toda por parte das minhas clientes e eu como mãe também tive minhas dúvidas.

Somos bombardeadas com muitas informações do senso comum: mães, tias, vizinhas, todas dando um pitaco de como deve se alimentar durante este momento tão especial na vida de nos mulheres.

Como isso decidi pesquisar, fazer cursos e estudar a fundo sobre isso, e então que cheguei a pelo menos dois fatores influenciadores na vida de toda mulher.

emagrecimento

Veja também nosso artigo 4 Dicas De Uma Dieta Feminina.

 

Fator 1- Individualidade Biológica

Você tem que interpretar como responde seu corpo e seu bebe: Como acredito que você é ou será uma excelente mãe, creio que você fara de tudo para que seu bebe se desenvolva e cresça sem cólicas ou nenhum problema.

Por isso desde a descoberta da sua gestação é importante você ter ao seu lado uma equipe multidisciplinar. (Médica, nutricionista e educador físico.), para que com o desenvolver da criança você se sinta muito mais confiante e consiga amamentar e perder peso corretamente mesmo durante o pós-gestação.

A dieta para quem amamenta é algo para se levar bem a sério. Você deve ter cuidado com as receitas que utiliza também.

Se você possui uma alimentação correta pré-gestação pouca coisa mudará nos seu pós, mas se você sempre comeu errado, algumas mudanças serão necessárias para que não haja um mal desenvolvimento do bebe.

emagrecer com saúde

 

Fator 2: Alimentos Não Indicados

Embora tenha encontrado alguns artigos contrariando lactineos (leite, manteiga), alimentos com dosagens altas de cafeína (café, achocolatado), bebidas alcoólicas e alimentos com níveis altos de ácido (limão, abacaxi), observei na pratica tanto comigo quanto com minhas alunas que tudo depende de cada pessoa.

A casos de clientes que ao ingerirem leite, manteiga ou outros lactineos observam seus bebês com cólica.

Aqui vem uma regra fundamental: Se você não sente falta do leite ou consegue deixa-lo faça questão de não ingerir mais.

Este que compramos no mercado em caixinhas possuem produtos químicos inseridos, para com isso manter o gosto e o tempo de duração deles com validade.

Se você sente falta do leite, procure por lugares que ainda vendam leite de vaca (kkkk, isso mesmo, parece estranho mais com tantos produtos químicos em nossos leites de caixa hoje em dia fica difícil acreditar que é leite saudável).

Embora seja cada vez mais difícil de encontrar é extremamente mais saudável quando comparado com o que compramos no mercado.

Se você toma refrigerante diariamente se faz mais que necessário que se mude este hábito.

Os refrigerantes possuem quantidades exorbitantes de açucares e você como uma excelente mãe que é não quer fazer com que seu bebe cresça com uma predisposição a diabetes ou outras doenças relacionadas não é mesmo!?

Poderia discorrer muito mais sobre estes assuntos, mas deixo dois conselhos para vocês.

O primeiro procure um profissional de nutrição sempre, parta lhe guiar e te mostrar o que é certo e o que é errado.

O segundo: Embora eu saiba que você queira perder peso e voltar ao corpo que tinha antes, aproveite este momento, pois somente nós mães sabemos o quanto é prazeroso cuidar de nossos bebês.

amamentar

 

Posso Praticar Exercício Físico Enquanto Amamento?

No parágrafo anterior escrevi rapidamente a respeito das mães que ficam quase loucas para voltar ao peso que tinham antes da gestação, sendo que é um dos principais medos das mesmas, onde a maioria não sabe como deve fazer ou tem medo de iniciar a atividade física após sem um consentimento médico.

O que a literatura cientifica nos apresenta é que mulheres que tiveram bebês por parto normal levam em média 30 dias para voltar a prática de exercício físico, já mulheres que tiveram bebês por parto cesariano levam em média 45 dias para voltar a prática.

Mas também irá depender de complicações e individualidade de cada pessoa, porém atividades aeróbias com frequência cardíaca de 60-70° tornam-se poderosos aliados para as mulheres começarem a perdem o peso que foi conseguido durante a gestação.

Outro fator importante a ser mencionado é que no geral as mulheres produzem de 900-1200 ml de leite diariamente e gastam a média de 900 calorias por isso, então além do gasto calórico diário quanto ao dia-dia, agregado os exercícios e amamentação isso torna-se um poderoso aliado para perda de peso.

Alguns estudos também contra indicam atividades com intensidade elevada, isso geraria um acumulo de lactato no sangue, com isso o leite que a mulher produziria um gosto diferente, assim fazendo com que o bebê recuse o leite.

Portanto o segredo é cuidar da atividade sempre, e durante e pós gestação atividades com menor intensidade.

Então recapitulando o artigo inteiro:

 

  • Individualidade biológica (um corpo responde diferente do outro)
  • Alimentos pré-contraindicados
  • Exercícios físico moderados auxiliam o emagrecimento pós gestação.

 

E então, você gostou do nosso artigo? Dieta Para Quem Amamenta. Descubra os 2 Principais Erros.

Então compartilhe essas informações, creio que você tenha amigos e familiares que também precisam de ajuda, e essas informações são exatamente o que eles precisam!

Projeto Eu Magra

Qualquer dúvida entre em contato com a gente!

Valeska Marcinichen